Para conseguir trabalhar com TI no exterior, existem diversos requisitos. Estes podem variar bastante a depender do país onde se deseja ter um vínculo de trabalho ou de prestação de serviços.
Primeiramente, para conseguir alcançar esse sonho é preciso buscar informações. Por isso, continue lendo este artigo e entenda melhor como se preparar para começar a trabalhar com TI no exterior e garantir um futuro promissor.
Como começar a trabalhar com TI no exterior?
Se você é um profissional de TI com vasta carreira nacional, ou mesmo se acabou de fazer uma mudança de área, deve perceber que começar a trabalhar com TI no exterior pode ser bastante difícil.
Os obstáculos são ainda mais notáveis se você não possuir alguns conhecimentos específicos, por exemplo: inglês fluente e domínio de línguas de programação específicas.
Por isso, a fim de trabalhar com TI no exterior, é importante buscar desenvolver certas habilidades específicas que serão importantes para assegurar uma vaga de emprego.
Desenvolva habilidades indispensáveis para trabalhar com TI no exterior
- Conhecimentos básicos de métodos de trabalho usados por empresas de TI, como SCRUM, Agile, Lean, Sprints, etc;
- Inglês fluente e com foco no segmento de tecnologia, compreendendo bem os termos específicos da área;
- Cursos recentes são sempre bem-vistos por entrevistadores;
- Projetos pessoais de desenvolvimento de sites, experimentação com novas abordagens de código, ou mesmo exercícios publicados no Git;
- Portfólio vasto.
Desafios de trabalhar com TI no exterior
Os profissionais de TI enfrentam, como muitos outros, um paradoxo do mercado de trabalho: poucas empresas contratam profissionais de TI sem experiência na área. Por não conseguirem experiência de trabalho, os mesmos profissionais não conseguem quebrar o ciclo de rejeições.
Dica para os profissionais de TI que buscam mais oportunidades
Algo que ajuda muitos os profissionais da área a constituir um bom portfólio e desenvolver bem suas capacidades é o trabalho freelance. Para isso, existem algumas plataformas internacionais onde pode-se publicar trabalhos: Workana, Fiverr e Upwork.
Nessas plataformas, os serviços e seus preços são definidos em um acordo entre o profissional e a empresa. Pagamentos costumam ser feitos diretamente através da plataforma uma vez que aprovados pelo contratante.
A importância de ter uma boa gestão financeira
Se você vai iniciar sua trajetória trabalhando como freelancer, prestando serviços nacional e/ou internacionalmente, é importante abrir um CNPJ para emitir as notas fiscais. Assim, é possível evitar problemas com o Fisco e possíveis multas ou problemas administrativos que poderiam resultar em bloqueios de contas ou processos custosos.
Para abrir sua empresa e iniciar seus trabalhos, conte com a Cestacorp, contabilidade especializada no mercado de TI. Oferecemos soluções feitas sob medida para profissionais de Tecnologia da Informação que estão iniciando suas carreiras.
Entre em contato conosco e saiba mais!