CRISE DO CORONA VÍRUS E AS FINANÇAS DAS PEQUENAS EMPRESAS

A crise econômica causada pelo COVID-19 vem impactando diretamente as pequenas empresas. Neste post iremos tratar de algumas questões com a tentativa de agregar, sugerir medidas e auxiliar estas as micro e pequenas empresas a saírem da crise com menos impactos nas suas finanças.

As Micro e Pequenas empresas representam uma grande fatia do mercado e geram um alto volume de empregos com carteira assinada (dados até a data ta publicação – SEBRAE). Fato é que a Pandemia do Corona vírus está causando um abalo direto para essas empresas e uma fragilidade no consumo por parte da população. O grande desafio é sair dessa Crise Sanitária com o fluxo de caixa o menos afetado possível.

Temos ouvido bastante sobre “aproveitar a quarentena e olhar para dentro”, talvez esta possa ser a oportunidade para analisar e planejar os custos, despesas, ideais, processos, cultura, mídias sociais, dentre outras coisas que podem gerar benefícios para a sua empresa.

Indicamos como PASSO 1, a análise dos custos da empresa. Inicialmente listar os custos e despesas fixas e variáveis e apurar, dentre eles, os necessários e dispensáveis/acessórios. Os dispensáveis, sugerimos, ao menos durante este momento, o corte total. Já os necessários, aconselhamos a negociação de preço com os fornecedores ou prazo para pagamento. Esta pode ser uma grande oportunidade para encontrar novos fornecedores com preços mais competitivos ou condições de pagamentos vantajosas. Recomendamos sempre a conversa com os fornecedores, afinal, estreitar a relação de parceria pode gerar frutos não apenas nesse período.

O PASSO 2 refere-se à redução do pró-labore, pois este gera custo com INSS e desembolso com o Imposto de Renda. Esta pode ser uma alternativa para a redução do GPS* e do DARF** de IRRF*** da empresa. Além, claro, do sacrifício por parte do sócio, em prol da empresa.

Se sua empresa possui dívida bancária, o PASSO 3 seria o de negociação da dívida com o banco. Já se a sua empresa paga o temido ALUGUEL, pode-se buscar a negociação com a imobiliária/proprietário e verificar a possibilidade de redução durante o período da pandemia, pois muitos negócios cessaram parcial ou totalmente as atividades. Neste caso, há muito o sentido de COOPERAÇÃO, pois se o proprietário aceitar a redução do aluguel, ele reduz o risco de ficar com o imóvel vazio e sem a renda gerada por sua locação.

Se o seu problema for capital de giro, há oportunidades de crédito junto aos bancos que podem dar uma alavancada neste sentido. Há algumas linhas de crédito junto ao Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, BNDES, entre outras. Visite o site da instituição financeira e faça a simulação. Talvez esta seja uma boa alternativa para o seu negócio não fechar. (PASSO 5)

Talvez esta seja a oportunidade para repensar alguns procedimentos ou retirar aquele projeto da gaveta e ir em busca da INOVAÇÃO. Muitos negócios precisarão se REINVENTAR. A exemplo dos restaurantes que antes não atendiam Delivery e hoje passam a explorar esse nicho; o mercado de bairro que tinha a pretensão de atender tele entrega e hoje teve que colocar em prática; O Petshop que teve que adaptar e buscar-levar o pett para o banho e tosa; O contador que antes recebia o cliente presencialmente e hoje faz os Impostos de Renda via Whatsapp. Enfim, ente é o momento de identificar de que forma se pode anteder as demandas da população e coloca-las em prática.

Lembrando que em se tratando de COLABORAÇÃO, podemos buscar uma antecipação das vendas através de vouchers, em que as pessoas comprarão de forma antecipada e consumirão ou utilizarão o serviço posteriormente. Também é um bom momento para dar desconto e flexibilizar pagamento, sendo este um bom incentivo para as pessoas adquirirem o seu serviço ou produto, sem a utilização imediata.

E como está o marketing da sua empresa? Este pode ser um bom momento para retomar as suas redes sociais, postar sobre os novos diferenciais e alavancar as vendas.

Lembre-se, você é o Maestro desta Orquestra!

Para informações sobre as mudanças nos contratos de trabalho no período do Corona vírus, leia aqui. Linkar: https://cestacorp.com.br/mp-no-927-20-as-mudancas-nos-contratos-de-trabalho-no-periodo-do-coronavirus-covid-19/

 

*GPS: Guia da Previdência Social
**DARF: Documento de Arrecadação de Receitas Federais
***IRRF: Imposto de Renda Retido na Fonte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *