A importância de ter um logo para a sua marca

A importância de ter um logo para a sua marca

Não importa se a empresa é grande ou pequena. Ter uma marca, com identidade visual bem definida e padronizada, é o que possibilita a tangibilização do valor do negócio.

A identidade visual ajuda a formar a percepção em relação à marca através do design, com a utilização de elementos visuais que atraiam o público correto.

É a marca a responsável por transmitir a mensagem dos valores ao público, pois não basta a marca ser, o público-alvo precisa saber quem ela é.

Muitas empresas fecham as portas simplesmente como resultado da sua identidade visual não transmitir seus valores e não se conectar ao público.

 

Marca é diferente de Identidade Visual

A marca é muito mais do que identidade visual. Não é apenas o nome da empresa com um logotipo. Para a marca, é necessário trabalho de branding, para gerar estrategicamente uma percepção, um conjunto de atributos relacionados a uma empresa, um ativo intangível.

Ao abrir uma empresa, a marca já existe. Clientes, fornecedores e colaboradores vão formando percepções através de cada contato com essa marca. A questão é: essas percepções estão alinhadas aos valores da marca?

O objetivo de criar uma identidade visual de forma estratégica e profissional é não deixar que essa percepção seja construída ao acaso.

Ao desenvolver uma identidade visual, são identificados os sentimentos e percepções que devem ser associados à marca e elaboradas ações que transmitam e consagram esses sentimentos ao público.

Se a marca é intangível, o papel da identidade visual é tangibilizar, através de imagens, a ideia da marca. Para isso, são desenvolvidos logotipo, assinaturas, tipografia, cores, formas, fotografia, texturas, entre outros. A identidade visual pode conter um ou mais destes itens.

 

Design e a percepção de valor da marca

Ao investir em design – e não apenas na identidade visual – uma empresa pode trabalhar com margens mais altas.

Compare produtos similares no supermercado: é comum que o com design mais diferenciado tenha um preço maior. Além do valor, o design também chama mais atenção na gôndola, o que facilita a compra e pode aumentar a saída do produto.

Isso é muito importante em setores muito competitivos como commodities, pois sem trabalho de marca não há diferenciação e o consumidor tenderá a comprar apenas quando estiver buscando pelo preço mais baixo (a marca fica dependendo da venda em escala, sem margem alta)

O design também ajuda negócios de serviços. Ao vincular uma identidade da marca aos serviços, o público consegue se reconhecer e se conectar com a empresa.

Além disso, atualmente somos bombardeados de informações visuais. As marcas que não são relevantes, ousadas, diferentes, acabam caindo no esquecimento, pois nossos cérebros não conseguem processar tanta informação.

 

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