BENEFÍCIOS DE CONTRATAR UM CONTADOR PARA FAZER A DECLARAÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA

Não há como fugir, o leão é implacável e todo ano na mesma época ele bate à nossa porta. Quem teve rendimentos tributáveis superiores a R$ 28.559,70 e/ou rendimentos não tributáveis superiores a R$ 40.000,00 no ano anterior, precisa acertar as contas com ele. Quando a Receita Federal divulga o período para a entrega da Declaração do Imposto de Renda, as dúvidas começam a surgir.

Evite cair na malha fina da Receita

O fato é que não importa se a sua declaração é mais complexa (com variação patrimonial, etc.), ou simplificada, é preciso ter bastante atenção aos detalhes que muitas vezes não são tão conhecidos pelos contribuintes. E é por falta de conhecimento ou de atenção que algumas pessoas acabam caindo na temida ‘malha fina’. Um simples erro de digitação na declaração do imposto de renda, ou uma informação preenchida incorretamente, pode ser motivo para que o contribuinte tenha que prestar contas com o Fisco.

Ao fazer a própria declaração, é comum que a pessoa deixe para a última hora, tendo que lidar com possíveis inconsistências no sistema devido ao alto volume de acessos, e a pressa devido ao tempo limitado. Fatores que levam a falhas e problemas. Também é natural que dúvidas surjam durante o preenchimento da declaração, principalmente no caso de declarações que são mais complexas. Independentemente da situação, contratar um contador para fazer a declaração de imposto de renda é o caminho mais seguro para ter tranquilidade nesse processo. 

Um contador fará todo o necessário dentro do tempo hábil, de forma segura e deixando você tranquilo com essa exigência legal, sem se estressar ou sobrecarregar.

Contratar um contador pode gerar economia no IR

Outra questão importante é que o contador pode, inclusive, fazer simulações que podem reduzir o imposto a pagar ou aumentar a restituição. Isso porque uma das principais formas legais de reduzir o imposto a pagar ou aumentar a restituição é incluir seus dependentes na declaração do Imposto de Renda. Contudo, é preciso saber quem pode ser seu dependente e quais condições para isso. Assim, o contador analisa a melhor maneira de incluir o cônjuge, filhos, pais, avós, bisavós e até os sogros. Além disso, caso a declaração seja complexa, o profissional da contabilidade pode auxiliar indicando qual melhor maneira de declarar os bens imóveis e suas benfeitorias, pensão alimentícia, investimento em ações, entre outros.

É natural que dúvidas surjam durante o preenchimento da declaração do Imposto de Renda. Mas, um deslize, uma informação incorreta ou digitada no campo errado, e a não correção em tempo hábil, trará consequências desagradáveis ao contribuinte, pois possivelmente a declaração ficará retida na malha fina e poderá sofrer penalidade, que pode chegar a 150% do valor do imposto devido. Com tantas novas exigências por parte da Receita Federal, a insegurança ao preencher a declaração só aumenta.

Que tal contar com um escritório especializado para elaborar a sua declaração de imposto de renda e evitar dor de cabeça? Na Cestacorp. você encontra profissionais habilitados e capacitados para ajudá-lo nesta obrigação com a Receita. Não enfrente o Leão sozinho!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *