De Eireli para Ltda Unipessoal: o que significa esta alteração?

De Eireli para Ltda Unipessoal: o que significa esta alteração?

Se você já leu o texto do nosso blog sobre a diferente entre Eirei e Empresário Individual , você ja sabe que a Eireli é uma Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (Eireli)  constituída por uma única pessoa, que é titular de todo o capital social da empresa e que esta modalidade de empresa foi instituída pela Lei 12.441/2011, apresentando uma alternativa à Sociedade Limitada, onde existe a obrigação de ter, ao menos, um sócio para abrir a empresa.

De Eireli para Ltda Unipessoal: o que significa esta alteração?

A extinção da EIRELI

Conforme a lei n° 14.195, de 26 de agosto de 2021, a natureza jurídica EIRELI foi extinta e com isso, a Junta Comercial realizou uma alteração em todas as empresas que eram EIRELI transformando-as em Sociedade Empresária Limitada Unipessoal.

Alteração e custo para a empresa

Essa alteração ocorreu no dia 9 de dezembro de 2022, porém, constará no contrato social da empresa a data de alteração no dia seguinte em que se extinguiu a EIRELI, dia 27 de agosto de 2021 e já foi realizada de forma automática pela Junta Comercial, sem cobrança de nenhuma taxa para esse procedimento.

As mudanças que ocorrem foram as seguintes:

  1. A Natureza Jurídica era “230-5 EIRELI” e se tornou “206-2 LTDA”.
  2. O Nome Empresarial que, por exemplo, era “ABC EIRELI” e passou a ser  “ABC LTDA”.
    1. A expressão constante no quadro societário que anteriormente era de “Titular” e agora se tornou “Sócio”.

Isso interfere nos impostos que eu pago?

Com esta alteração não haverá nenhuma mudança nos impostos e nas rotinas mensais da empresa. Se trata apenas de uma alteração de informações cadastrais promovida automaticamente pela Junta Comercial e Receita Federal.

 

Para saber mais a respeito das alterações da EIRELI em Ltda Unipessoal, basta acessar o site da Junta Comercial do RS, pois eles fizeram um artigo bem bacana a respeito do assunto.

A cestacorp. está sempre ‘ligada’ nas alterações e novidades, então fique ligado no nosso blog.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *